Ricardo Neto 

Curriculum Vitae:

Natural da Coimbra, iniciou os seus estudos musicais em 2002 na União Filarmónica do Troviscal em saxofone com o professor Henrique Portovedo. Aos onze anos de idade ingressa na Conservatório de Música da Bairrada – Escola de Artes da Bairrada,  onde estuda com o professor de saxofone Romeu Costa. É neste estabelecimento que conclui o 8º grau em saxofone na classe da professora Rita Pereira.
Em 2013 ingressa na Licenciatura de Especialização de Performance em Saxofone na Escola de Artes da Universidade de Évora na classe do professor Mário Dinis Marques tendo no ano seguinte ingressado no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro na classe do professor Fernando Ramos. Paralelamente participou em cursos de aperfeiçoamento e teve aulas com os professores Henrique Portovedo, João Figueiredo, Guto Lucena, Fernando Ramos, Romeu Costa, Mário Dinis Marques, Ties Mellema, Rita Pereira, Nacho Gáscon, Jerôme Laran, Gerard MacCrystall, Quad Quartet, Sax3+1, Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, Quatour Morphing, entre outros.

Ao longo do seu percurso académico tem participado em vários estágios e concertos com a Orquestra de Sopros da Escola de Artes da Bairrada, Orquestra de Sopros da Universidade de Évora, Orquestra de Sopros da Universidade de Aveiro, Orquestra de Saxofones da Universidade de Aveiro, Orquestra de Saxofones da Universidade de Évora, Orquestra Sinfónica da Escola de Artes da Bairrada, Big Band da Universidade de Aveiro e Orquestra de Jazz da Universidade de Évora outros agrupamentos filarmónicos. Já trabalhou com vários maestros como Eugene Migliaro Corporon, André Granjo, Luis Cardoso, Paulo Martins, Mark Heron, Calos Marques, Jan Cober Hugo Assunção, Luis Carvalho, Paulo Perfeito, Claus Nymark, Christopher Bochmann, entre outros.

Participou em alguns concursos tendo obtido o primeiro prémio na categoria de Música de Conjunto do Concurso Interno da Escola de artes da Bairrada Prof. José de Oliveira, Menção Honrosa no Prémio Carlos Marques e participou no Concurso de "Terras de La Sallete". Participou em inúmeros festivais e concertos como o Festival MOB, Festivais de Outono (Aveiro), Festival de Viana do Alentejo, AveiroSaxFest, Festival de Música de Leiria, WASBE (Taiwan), etc

Com a União Filarmónica do Troviscal tem colaborado como saxofonista em todas as actividades artísticas, pedagógicas e culturais desenvolvidas por esta instituição com especial atenção para a participação na vitória do primeiro prémio no II Certamen Internacional de Bandes de Musica de Vila de la Sénia e na digressão ao Extremo Oriente na 15ª Conferência Internacional da Associação Mundial de Bandas. Além disto já fez concertos em vários pontos do país, em Espanha, Macau, Hong-Kong e Taiwan.

No ano de 2016 termina a sua licenciatura na Àrea de Especialização em Performance em Saxofone no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, na classe de saxofone do professor Fernando Ramos.

Atualmente é Professor da Classe de Saxofone na Banda Bombeiros Voluntários de Ílhavo – Música Nova, na Oficina de Música de Aveiro - OMA, na União Filarmónica do Troviscal e no Conservatório Artes e Comunicação Filarmónica União de Oliveira do Bairro.

Frequenta o Mestrado de Ensino em Música, no Departamento de Arte e Comunicação da Universidade de Aveiro, sob orientação do Professor Fernando Ramos.